quinta-feira, setembro 20, 2007

Se for verdade, aplaudo!


O Papa Bento XVI recusou receber a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, em Agosto, revelou ontem o jornal italiano ‘Corriere de la Sera’. O Sumo Pontífice não recebe habitualmente visitas oficiais durante as férias em Castel Gandolfo, mas o jornal considera que o gesto foi uma rejeição clara da administração do presidente George W. Bush e um desagravo por desacordos passados.

Rice fez saber “que precisava absolutamente encontrar-se com o Papa” para fortalecer a sua posição diplomática antes de um périplo pelo Médio Oriente, refere ainda o mesmo jornal, sem dar conta das suas fontes de informação. A resposta oficial ao pedido terá sido, apenas: “O Papa está de férias”. Perante a recusa, Rice foi forçada a manter apenas contacto telefónico com o ‘Número Dois’ do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, então de visita aos EUA por outros motivos.

Há pelo menos duas razões para explicar uma ‘retaliação’ da Santa Sé à administração Bush. Primeiro, foi a própria Rice quem, em Março de 2003, aquando da invasão do Iraque, fez saber ao enviado especial do Papa (então João Paulo II) que os EUA não estavam interessados na opinião do Vaticano sobre a guerra. Segundo, Washington respondeu de forma brusca a um pedido para que os direitos dos cristãos iraquianos fossem protegidos após a invasão.

1 Comments:

Blogger Ver para crer said...

O Papa não faz retaliações. Mas tem de usar de estratagemas para ser ouvido pelos grandes do mundo.

terça out. 02, 06:20:00 da tarde 2007  

Enviar um comentário

<< Home