quinta-feira, junho 14, 2007

Amar a Igreja apesar de defeitos e escândalos

O cristão se interessa pela Igreja porque a ama, e não procura a curiosidade pelo escândalo, disse o Papa Bento XVI na passada quarta-feira, ao dedicar sua habitual catequese à figura de Eusébio, Bispo de Cesareia.

Falando perante mais de 30 mil pessoas sob um dia de sol que o obrigou a usar um chapéu, o Pontífice se referiu a Eusébio, o Padre da Igreja, nascido por volta do ano 260 e conhecido como o primeiro historiador do cristianismo, assinalando que foi "o maior filólogo da Igreja antiga", que como tal participou do Concílio de Niceia em 325 , onde se definiu o Credo e a afirmação da plena divindade do Filho de Deus.

"A fama imperecível de Eusébio – explicou o Papa - está ligada em primeiro lugar aos dez livros de sua 'História Eclesiástica', com os quais conseguiu salvar do esquecimento seguro numerosos feitos, personagens e obras literárias da Igreja antiga".

Mas a historiografia de Eusébio, explicou o Santo Padre, "é uma história centrada em Cristo, onde se desvela progressivamente o mistério do amor de Deus pelos seres humanos". "A análise histórica não está nunca finalizada em si mesma mas sim aponta decididamente à conversão e a um testemunho autêntico de vida cristã por parte dos fiéis", adicionou.

Bento XVI assinalou que Eusébio "interpela os fiéis de todos os tempos sobre ao modo de seaproximarem dos factos da história e em particular da Igreja. Também nos interpela . Qual é nossa atitude frente às vicissitudes da Igreja?".

E o Papa perguntou: "É a atitude de quem se interessa por mera curiosidade, possivelmente procurando a qualquer preço o sensacionalista ou o escandaloso? Ou é a atitude cheia de amor e aberta ao mistério de quem sabe, graças à fé, que pode encontrar na história da Igreja os sinais do amor de Deus e das grandes obras de salvação que levou a cabo? Se nossa atitude for esta, temos que dar uma resposta mais coerente e decidida, um testemunho de vida mais cristão".
In Acidigital

3 Comments:

Blogger Maria João said...

Igreja somos todos nós. Todos nós temos de ser o rosto de Cristo. Os maus exemplos não partem apenas do Vaticano, mas também de nós. Não esqueçamos isso.

beijos em Cristo

sexta jun. 15, 10:53:00 da manhã 2007  
Blogger Ver para crer said...

Amar a Igreja é amar Cristo. E amamos o que consideramos importante.

sexta jun. 15, 11:08:00 da manhã 2007  
Blogger casualidade said...

Verdade tods nós somos Igreja, fazemos parte dela, a Igreja esta com o povo, assim o povo esta com a Igreja ou mais : Somos indignos de Deus, mas nãos somos incapazes de nos tornarmos dignos dele.

sábado mar. 07, 10:03:00 da tarde 2009  

Enviar um comentário

<< Home