quinta-feira, setembro 06, 2007

Caricatura de Maomé

A embaixadora da Suécia em Damasco, Catharina Kipp, pediu desculpas em nome de seu país pela publicação no jornal sueco "Nerikes Allehanda" de uma caricatura em que Maomé aparece como um cachorro, segundo fontes sírias.
Um comunicado oficial do Governo sírio divulgado pela agência oficial "Sana" disse que Kipp expressou seu respeito pela fé islâmica, pelos muçulmanos e "pelo povo sírio em particular".
A nota acrescenta que a diplomata entregou ao "grande mufti" sírio (a maior autoridade religiosa do país), o xeque Ahmad Badruddin Hasun, uma cópia da declaração do primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, sobre o tema.
Na carta, segundo a agência, Reinfeldt diz que a Suécia é um país onde pessoas de diferentes religiões podem conviver e as bases do modelo social são o respeito mútuo e a compreensão. Ele lamentou a ofensa que causou o mal-estar dos muçulmanos e pediu que a imprensa não provoque nem insulte outras religiões.
O "grande mufti" sírio disse que há "uma terceira parte interessada em prejudicar as relações entre os países árabes islâmicos e a Suécia, para expandir o ódio entre os filhos das religiões divinas".
Hasun acrescentou que "a posição do primeiro-ministro sueco e seu pedido de desculpas terão efeitos positivos nos espíritos dos muçulmanos e ajudarão a parar a provocação".

Não há dúvidas que tem de haver o máximo respeito pelas ideias e religiões dos outros.