sábado, novembro 11, 2006

Erosão do cristianismo na vida pública

Um clérigo proeminente aponta para a "erosão sistemática" do cristinaismo na vida pública Inglesa, citando entre outras coisas a recusa oficial do Natal com receio de ofender outras crenças.

O Arcebispo de York, John Sentamu, um membro proeminente da Igreja de Inglaterra, objectou contra os cartões de Natal oficiais que apenas desejam "Uma Quadra Festiva", bem como a figura do Pai Natal nos selos em vez de Jesus Cristo.


Falando para membros leigos da Igreja na sexta -feira à noite, na cidade inglesa de Newcastle, Sentamu também se queixou que os documentos oficiais agora convidam as pessoas a escrever o seu "primeiro nome" em vez do seu "nome de baptismo" (Christian name)

O Arcebispo criticou a decisão da câmara de Plymouth, no sul da Inglaterra, que acabou com o estacionamento gratuito aos Domingos, porque podia ofender as pessoas que têm outro dia de culto religioso.
Citou a decisão, tomada há 8 anos atrás pela câmara de Birmingham, na Inglatera central, de mudar o nome ao Natal (em Inglês, "Christmas") para Invernal (Winterval), para evitar que pudesse ser ofensivo para outros. Disse também que, nessa altura,o bispo de Birmingham, Mark Santer liderou uma campanha, apoiada por outras religiões, para que a câmara mudasse de ideias.

"Mas nos oito anos que passaram desde o Invernal houve muitas ocasiões em que o cristianismo foi sistematicamente erodido da visão do público - com medo de ofender aqueles mais frequentemente do que o contrário não ficariam minimamente ofendidos ou pela crença errada de que o cristianismo não tem qualquer papel a desempenhar na vida pública" , disse.

"Esta erosão sistemática é subtil, com mudanças menores que gota a gota erosionam séculos de herança e identidade cristãs".

O bispo acusou "ateus anti-liberais" que querem evitar causar ofensa, removendo a fé da vida pública, mas acabando sempre por ofender alguém".


Agência France Press