terça-feira, janeiro 03, 2006

Os nossos políticos

Fracos cá dentro, bons lá fora!


«Durão eleito personalidade mais influente na Grã-Bretanha
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, foi eleito a «personalidade mais influente da Grã-Bretanha» pelos ouvintes da rádio BBC, com três vezes mais votos que o próprio primeiro-ministro, Tony Blair.
O resultado, já considerado «espantoso» por alguns comentadores ingleses, surge na sequência de uma sondagem realizada pelo programa de informação Today, da estação BBC4, que no dia 12 de Dezembro pediu aos ouvintes que elegessem «Quem realmente manda na Grã-Bretanha».
A estação recebeu centenas de propostas, pelo que no dia 24 de Dezembro chamou um júri independente para fazer uma triagem e nomear um grupo de dez figuras que na opinião do director do programa, Kevin Marsh, eram «quem melhor sintetizava a essência das preferências».
Durão Barroso foi um dos finalistas, juntamente com o patrão dos «media» ingleses, Rupert Murdoch, o primeiro-ministro, Tony Blair, o ministro das Finanças, Gordon Brown, e outras figuras mais abstractas e representativas, como o Parlamento ou o «Povo britânico».
Na última fase da sondagem, o programa - o mais popular na área da informação, com cerca de quatro milhões de ouvintes - organizou debates diários com personalidades famosas da sociedade inglesa, que defendiam e justificavam uma das escolhas.
Ninguém adivinhou que o vencedor viesse a ser Durão Barroso, nem muito menos que a diferença de votos fosse tão significativa: o gabinete de imprensa da BBC confirmou à Lusa que o português recolheu 22% das preferências, contra 15% de Murdoch e apenas 7% do chefe de governo, Tony Blair.
O resultado deu azo a notícias em quase todos os títulos da imprensa nacional, como The Times, que utiliza a sondagem para nomear Durão Barroso a «Cara do dia» e escrever um longo artigo sobre o seu currículo, ou o Daily Telegraph, que usa a fotografia do político português sob o título «O homem que comanda a Grã-Bretanha».
No Daily Mail, conhecido pelas posições eurocépticas, o influente comentador Stephen Glover diz que o resultado é «espantoso e inteligente», porque «demonstra que as pessoas têm a sensação de que ele é uma pessoa com mais influência na nossa vida do que o próprio primeiro-ministro».
Diário Digital / Lusa»

2 Comments:

Blogger PDivulg said...

Realmente tem muito que se lhe diga. O teu título resume tudo Fracos cá, fortes lá! Penso que isso acontece tembém devido ao pessimismo inerente nos Portugueses que não nos deixa ver correctamente. Logo á partida qualquer político é rotulado de corrupto, etc... e isso é mau. Temos de saber dar o benefício da dúvida ou a presunção da inocência, neste caso presunção de competência!

quinta jan. 05, 10:14:00 da manhã 2006  
Blogger Caros Amigos said...

Não conhecia a sondagem e acho-a interessante. Até porque os ingleses não primam por engrandecer os outros e menos ainda os oriundos de um país pobre.
Talvez isto nos traga novas forças para lutar contra a depressão nacional.

sábado jan. 07, 04:40:00 da tarde 2006  

Enviar um comentário

<< Home